Você sabe qual é a melhor época para iniciar sua educação financeira?
Inscreva-se em nosso site para receber nosso conteúdo exclusivo para assinantes!
Veja no vídeo abaixo:
Se preferir, leia o artigo abaixo:
Você sabe quando devemos iniciar nossa educação financeira?
Como eu explicarei mais à frente, quanto mais cedo, melhor.
Infelizmente, não aprendemos sobre finanças pessoais na escola. Então só resta aprendermos em casa com nossa família.
Se você observar, irá notar que as crianças aprendem por observação e imitação. As meninas costumam imitar o que a mãe faz (passar maquiagem, brincar de casinha), já os meninos costumam imitar o que o pai faz. Eu, por exemplo, me cortei tentando fazer a “barba” quando tinha uns quatro anos de idade.
Quem tem mais de um filho ou tem um filho que convive com crianças um pouco maiores já deve ter notado que o mais novo com bastante frequência tenta imitar o comportamento do mais velho.
Por isso, as crianças aprendem mais observando o que você faz do que ouvindo o que você fala.
Sendo assim, a melhor forma de ensinar educação financeira para uma criança é através do exemplo.
Atenção! As crianças percebem muito bem nossas incoerências. Então, se você cobra dela um comportamento que você mesmo não adota, ela perceberá e poderá adotar um comportamento inadequado. O “faça o que digo, mas não faça o que eu faço” não funciona. Por exemplo: se você disser para uma criança que refrigerante é ruim, mas tomar na frente dela, provavelmente ela não aprenderá essa lição.
Agora vou listar três dicas de Educação Financeira para crianças:
O sacrifício da educação financeira
Ensinar o sacrifício que é necessário para adquirir um bem: ensine a criança a poupar parte de sua mesada, por exemplo, para juntar o suficiente para comprar algo que deseja.
Planejamento
Ensinar a planejar: ao poupar, a criança terá que aprender a calcular quanto ela precisa juntar, quanto precisa sacrificar por mês, ou semana e quanto tempo levará para juntar o tanto que precisa. São cálculos básicos mas fundamentais para a Educação Financeira.
Quanto antes, melhor
Quanto mais cedo, melhor. Quando adulto nós temos dificuldade de realizar controle financeiro principalmente por um motivo: nós criamos maus hábitos e eles são difíceis de mudar depois de adquiridos.
Quando criança, nós ainda não tivemos a oportunidade de desenvolver esses hábitos, então podemos aprender com maior facilidade a lidar com o dinheiro.
Por isso, assim que ela passar a lidar com dinheiro, já pode ter uma educação financeira.
Concluindo, a melhor idade para ter a Educação Financeira é na infância, a partir do momento que passamos a lidar com dinheiro de alguma forma, como a mesada.
Como nessa ainda não tivemos a oportunidade de criar hábitos ruins, nós temos maior facilidade para incorporar os ensinamentos.
Então, mesmo que você não possa mudar seu passado, caso não tenha aprendido essas lições na infância, você ainda pode passar esses ensinamentos às crianças à sua volta, como filhos, netos e sobrinhos.