Você sabe porque o seu banco não é bom para te orientar sobre investimentos?

Veja neste vídeo 3 razões para isso.

Leia o artigo completo abaixo:

Certamente se você mantém recursos disponíveis em conta-corrente ou tem aplicações financeiras em algum banco você já foi abordado pela instituição para aplicar o dinheiro disponível em conta ou até mesmo para migrar valores entre aplicações ou para diversificar seus investimentos. Talvez em alguma ocasião você pode ter procurado o seu gerente do banco para se orientar sobre qual o melhor investimento para você.

O fato é que esse normalmente não é o melhor caminho para que você consiga ter os melhores resultados e eu vou te mostrar porquê:

Conflito de interesses

Normalmente os bancos procuram captar recursos em tipos de investimentos mais interessantes para a própria instituição, mesmo que isso represente um ganho menor para o cliente. Funciona como uma loja de varejo, que você chega pra comprar um produto X e eles querem te vender o Y, simplesmente porque é naquele momento o foco da empresa.

Produtos mais interessantes. Para quem?

Os bancos tem produtos que geram mais receita que outros e por isso tentam direcionar os clientes para consumir esses produtos. Esse é o caso da previdência que gera receita pelas taxa de carregamento e taxas de administração dos recursos;

Produtos de investimentos. Só que não

Os bancos tem produtos que muitas vezes são apresentados como investimento, e que na verdade NÃO são. Esse é o caso do título de capitalização. Se te falarem pra por dinheiro em título de capitalização esteja ciente de que não é um investimento e se você quer rentabilidade esse não é um produto bom pra você.
Em alguns casos a sugestão do banco pode até ser a melhor alternativa para você naquele momento, mas é essencial conhecer os diversos tipos de investimentos disponíveis para que a decisão seja sua e para que seja a melhor decisão.

Como se orientar sobre investimentos

Caso você não faça o acompanhamento do mercado e tem o hábito de deixar recursos em conta-corrente, você pode até aceitar uma proposta do banco, esclarecendo-se muito bem sobre o tipo de aplicação, quais os riscos estará sujeito, informações sobre tributação e rentabilidade, além e claro de obter a informação sobre a liquidez da aplicação. Como normalmente o dinheiro que fica em conta pode ser usado a qualquer momento, a liquidez nesses casos é um dos fatores mais importantes, pois caso você precise do dinheiro pode não conseguir resgatá-lo instantaneamente.


Rafael
Rafael

Administrador e Especialista em Negócios Financeiros. Já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a transformarem as suas vidas financeiras. Criador do canal "Gestão Essencial" no youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published.