Ser feliz no trabalho é utopia?

Frequentemente vejo pessoas reclamando do trabalho por vários motivos: ou o chefe é chato, ou a empresa não fornece condições ideais de trabalho.

Isso aconteceu comigo por um certo período até quando fui gerente de banco e então decidi parar de querer apenas ganhar mais dinheiro e ter mais status (clique aqui para conhecer a minha história).

Quando isso acontece, parece que na cabeça dessas pessoas está passando frases do tipo “o que eu estou fazendo aqui”, “não quero trabalhar aqui”, ou ainda “quando eu tiver um aumento eu vou guardar dinheiro para sair daqui”. Eis algumas das principais causas da infelicidade no trabalho.

Primeiro, a “culpa” pela insatisfação no trabalho é da empresa, do chefe ou de qualquer coisa externa à pessoa.

Segundo, a solução nunca será encontrada tentando achar justificativas ou pensando no que a pessoa NÃO quer.

Terceiro, conversas vagas sobre algo que deverá acontecer no futuro para que você comece a agir não vão te levar a lugar nenhum. A propósito: como querer que algo de bom aconteça estando infeliz no trabalho? Qual a sua produtividade em um lugar que você não quer estar?

Os 3 Primeiros Passos para a Transformação

3 passos Rafael Recidive

1- Assuma a total responsabilidade pela sua situação atual, independente de qual seja ela.

Quando isso acontece, você ganha o poder de mudar qualquer coisa que queira em sua vida.

Como fazer isso?

É simples. Toda vez que se ver reclamando de qualquer coisa ou colocando a culpa em algo ou alguém, volte-se para você e diga: eu criei a minha vida até aqui, por isso eu sou responsável pela minha situação atual e sou a única pessoa capaz de mudar essa situação.

Com o tempo você vai começar a reclamar menos, automaticamente, até perceber que isso não faz parte mais de você. Aí você verá grandes mudanças na sua vida.

2- Estabeleça um objetivo claro e positivo
objetivo
Tudo o que você coloca foco, você amplia. Eu dou sempre um exemplo: se eu te disser “NÃO pense em um elefante rosa”, provavelmente você pensou exatamente no que eu te disse para não pensar.

O mesmo acontece quando você diz “eu não quero trabalhar aqui”, “eu não quero…”. Você entra cada vez mais aonde não quer. O que você quer? Esse deve ser o seu foco. Você começará a enxergar as alternativas se começar a focar no que você quer.

E se você não tiver noção do que você quer ou se não tem ainda certeza?

Desenvolva o seu autoconhecimento. Em sou a prova do poder do autoconhecimento na vida das pessoas, e hoje em meu trabalho eu percebo que isso se repete com os meus clientes.

Por que o autoconhecimento é poderoso?

O caminho para qualquer transformação deve ser de dentro para fora. Primeiro você deve se sentir feliz para que possa depois dar o próximo passo rumo às mudanças que quer. Por isso, quando você se conhecer melhor, você vai começar a perceber que é mais forte do que o ambiente, e todas aquelas coisas que te irritavam ou que te deixavam infeliz simplesmente não irão te afetar mais.

Você saberá quais são as suas melhores habilidades e como usá-las para alcançar o que você quer. Poderá se livrar de todas as crenças limitadoras que te impedem de fazer o que você quer e ainda saberá quais são as forças que guiam cada ação sua.

Você começará a desenvolver a tranquilidade e a segurança necessárias para uma real transformação. Você poderá descobrir que o local onde está trabalhando é bem melhor do que você imaginava e com isso poderá se destacar, ou poderá descobrir que o seu trabalho atual não faz parte da sua vida (pode não ter nada a ver com você), e aí pode começar tranquilamente a planejar a mudança.

O legal é que essa mudança não é mais aquela do tipo “apareceu uma oportunidade para ganhar mais, nem sei o que é, mas eu quero”. Isso pode te trazer mais problemas.

A mudança trazida pelo autoconhecimento vai te permitir mudar para fazer aquilo que realmente tem a ver com você, que você fará com toda a sua vontade. Já imaginou os resultados que isso pode te trazer?

3- Comece agora, com o que você tem
RELOGIO
Na minha trajetória, depois que eu descobri que queria abrir um negócio e não tinha me preparado para isso, eu decidi abrir uma empresa em que eu trabalhava à noite e aos fins de semana. Algumas pessoas dizem: ah, mas você está querendo demais!

Eu respondo: você quer a transformação? Isso vai exigir sair da zona de conforto.

As minhas noites e meus finais de semana eram os períodos que eu tinha para fazer o meu negócio começar. Enquanto isso eu ia me preparando ainda mais para o meu pedido de demissão: livros, planejamento financeiro, prospecção de clientes, networking, etc.

É a famosa frase: “Quando você diz que não tem tempo, é o mesmo que dizer que não quer fazer”.

Decisão envolve ação. Por isso se você realmente quer mudar, o que tem feito (além de pensar ou falar) para ter o que você quer?

Você pode até achar que eu exagerei no título do meu artigo, quando chamei esses passos de “simples”. Realmente qualquer processo de mudança leva algum tempo (em média 2 anos). Mas eu acredito muito em uma célebre frase de Tony Robbins. Ele diz mais ou menos assim: “Sua vida muda em um instante, no instante em que decide dizer não para tudo que não te leva aonde você quer chegar.”

Isso mudou a minha vida e pode mudar a sua.

Difícil é ficar parado na infelicidade.

* Rafael Recidive é coach e ajuda pessoas a serem felizes no trabalho através do autoconhecimento. Para me conhecer melhor, clique AQUI

 


Rafael
Rafael

Administrador e Especialista em Negócios Financeiros. Já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a transformarem as suas vidas financeiras. Criador do canal "Gestão Essencial" no youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published.