Você sabe quais são os erros mais comuns que os investidores cometem?

Hoje eu estava lendo um artigo interessante escrito pelo americano Sam Seiden, do blog Trading Academy e resolvi compartilhar aqui as ideias do autor.

Esse artigo mostra os dois erros mais comuns cometidos pelos investidores, principalmente no mercado de ações. Você sabe quais são?
Segundo o autor, o erro mais comum é comprar e vender investimentos no momento errado. Ou seja:

  • O investidor de curto prazo compra após os preços já terem subido;
  • O investidor de longo prazo compra quando a empresa está mostrando bons resultados e as ações já estão caras

Esses são os erros cometidos por investidores que seguem as regras convencionais de Análise Gráfica (curto prazo) e Análise Fundamentalista (longo prazo).
O segundo erro mais comum apontado pelo autor é que as pessoas jogam fora a lógica do dia a dia quando estão investindo e agem de maneira completamente diferente, geralmente agem da forma oposta!

Veja só o exemplo que ele dá: quando você vai comprar um carro que custa R$ 20 mil, você não vai pedir para o vendedor vendê-lo por R$ 30 mil, vai? Claro que não! Provavelmente você irá barganhar para pagar menos.
Já no mercado de ações, as pessoas esperam os preços confirmarem a alta para comprar. Veja graficamente como o autor explica:

imagem1

Esse é o gráfico de Vale5 no dia 01/04/2015. A ação está em uma baixa, atingindo o menor valor em 12 meses.
O Sam diz que, olhando um gráfico como esse, os investidores não querem nem pensar em comprar as ações, porque o gráfico está indicando mercado de baixa.
Agora olhe para o mesmo gráfico novamente, mas pense que ele esteja indicando o preço de uma TV de 42” que você deseja comprar há um ano.

Você vê a TV custando o menor valor dos últimos 12 meses, com um grande desconto, o que você faz? Deixa de comprar porque o gráfico indica que o preço vai cair mais?

Não! Se você vê a TV com esse desconto, você corre para comprar.

É isso o que o Sam gostaria de mostrar, as pessoas agem de forma completamente diferente quando vão comprar um bem e quando vão comprar ações na bolsa.

Para ele, é nesse momento que você deveria pensar em comprar uma ação!

A lição do Sam é essa, compre ações da mesma forma que você compra outros bens, compre quando está com um desconto interessante e não quando está em alta.

Eu mesmo já comprei ações que estavam caras porque a empresa estava apresentando bons resultados, contrariando essa regra. Já ganhei e já perdi, mas os resultados não foram os melhores.

Meus melhores resultados vieram justamente nos momentos de crise da bolsa, em 2008 e em 2010, quando as ações estavam sendo vendidas com grandes descontos.

E você, também age assim como no exemplo do Sam?

Você compra a TV com o desconto mas espera as ações subirem para comprar?


Rafael
Rafael

Administrador e Especialista em Negócios Financeiros. Já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a transformarem as suas vidas financeiras. Criador do canal "Gestão Essencial" no youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published.