A maioria das pessoas que eu atendo estão insatisfeitas no trabalho e não conseguem fazer uma transição de carreira por vários motivos, e invariavelmente o medo de faltar dinheiro é o mais marcante.

Analisando estes casos eu percebi que o medo de faltar dinheiro na verdade é causado por outro problema: a falta de clareza.

As pessoas não sabem exatamente o que gostariam de fazer ou por onde começar, e quando sabem não param para calcular qual é o número delas, ou seja, “quanto de dinheiro eu preciso para ser feliz? quanto eu preciso para pedir demissão e fazer o que eu gosto?”.

Colocando o foco no medo, a situação fica ainda mais difícil, porque começamos a senti-lo com mais intensidade e a nossa visão se fecha ainda mais para as possibilidades.

Quando eu decidi pedir demissão do meu cargo de gerente de um banco público eu também senti medo, mas a minha vontade de vencer e de ser feliz era muito maior.

Compartilho aqui com você o passo a passo que eu segui e que vai te fazer sentir muito mais segurança para realizar a transição.

Os quatro passos são:

1- Defina o que você quer

Uma das coisas que dá mais clareza é saber o que você quer fazer. Se não sabemos o que queremos, qualquer coisa serve, e as chances de não chegarmos a lugar nenhum é bem grande. Escreva o que você quer com o maior número de detalhes possível.

Por muito tempo eu só sabia o que eu não queria e isso me fazia cada vez mais ter o que eu não queria, porque colocava o foco nisso. Fale sobre o que você quer e esqueça o que você não quer.

2- Defina o seu número

Quanto de dinheiro você precisa para pedir demissão do seu emprego atual? faça o levantamento do seu valor de “sobrevivência”, ou seja, levante as despesas mínimas mensais que você pode ter por mês.

3- Defina o seu tempo de segurança

Imagine que vai abrir um negócio do zero como eu fiz. Quanto tempo você acredita ser necessário para que o seu negócio comece a faturar um valor que você possa usar para viver? eu decidi que se tivesse poupado 12 meses das minhas despesas eu pediria para sair do meu emprego. Eu fui lá e fiz.

Se você vai mudar de emprego, quanto tempo você acredita que seja necessário para que você se prepare e que esteja empregado de novo?

Depois que souber o seu número e o seu tempo, você já saberá o valor total necessário para fazer a transição.

4- Pague-se primeiro e alcance o objetivo

Quanto você vai se pagar mensalmente para realizar o objetivo? Se você estiver esperando sobrar algum dinheiro, desista. Guarde o dinheiro para realizar o que você quer primeiro, viva com o restante. Nunca espere algo no futuro acontecer para começar a fazer isso, senão as chances que você tem de continuar infeliz no trabalho sem saber o que fazer é grande.

Por mais que você se planeje, fazer uma transição de carreira vai envolver alguns passos no desconhecido e isso vai te trazer mais medo. O importante é saber que vencer o medo é dar um passo além dele. Cada novo passo te faz ter mais confiança para dar o próximo e assim você vai conquistando tudo o que quer e merece.

Acesse agora uma aula exclusiva de planejamento financeiro para transição de carreira e ganhe uma planilha especial para fazer o seu planejamento, automaticamente.


Rafael
Rafael

Administrador e Especialista em Negócios Financeiros. Já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a transformarem as suas vidas financeiras. Criador do canal "Gestão Essencial" no youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published.