Nós crescemos ouvindo que os empregos públicos são os mais seguros e que pagam melhor. Mas será que isso é sempre verdade?
Veja o vídeo:
O restante das informações você encontra no artigo abaixo.
Em abril de 2016, 1,5 milhões de funcionários públicos estavam com salários atrasados por todo o Brasil (Estadão). E de lá para cá a situação piorou, como você pode ver na reportagem da Globo (no vídeo), que foi ao ar em dezembro do ano passado. No Rio de Janeiro funcionários públicos não estão conseguindo pagar suas contas e alguns estão até passando fome, por causa dos salários atrasados.
Em abril do ano passado, veja quantos estados estavam atrasando os pagamentos (em vermelho):
De lá para cá, a situação piorou.
Então, como você viu:
1 – Trabalhar para o Governo não é uma garantia de que você vai receber seu salário
E não termina por aí.
O problema não é somente o atraso nos pagamentos. Veja o que aconteceu com os bancos públicos na década de 90. No período de 95 a 2003, os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Federal perderam cerca de 40% de seus salários. Sabe quanto é 40%? Veja esses cálculos:
Então, se você ganha R$ 2 mil por mês, perder R$ 800 todos os meses faz uma diferença muito grande. A maioria das pessoas gasta mais ou menos o que ganha, então, perder quase metade do salário em um período de poucos anos leva a uma queda no padrão de vida de uma família.
Eu já trabalhei no Banco do Brasil de 2004 a 2009 e pude conhecer de perto a realidade das pessoas que passaram por essa situação.
Por isso, podemos dizer que:
2 – Trabalhar para o Governo não é uma garantia de que você vai sempre ganhar bem
E a estabilidade? Empregados públicos sempre tem estabilidade?
Depende. Aqueles que trabalham para empresas de capital misto, como o Banco do Brasil, estão sujeitos à CLT e podem ser demitidos.
Esse portal de notícias jurídicas mostra que o Bradesco comprou o Banco do Estado do Ceará e demitiu uma funcionária sem justa causa.
Veja essa outra notícia, do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo:
A estabilidade não quer dizer apenas você não perder o emprego, você também pode ser mandado para outra cidade, por exemplo, ou mesmo para outro órgão do governo.
3 – Trabalhar para o Governo não é uma garantia de estabilidade
Como você pode ver, concurso público nem sempre é um mar de rosas. Afinal de contas, seu futuro vai estar nas mãos de políticos que muitas vezes são irresponsáveis e até mesmo corruptos.
A cada quatro anos muda o governo e não sabemos o que pode acontecer.
Então, resumindo, hoje você viu que, trabalhar para o governo em alguns momentos pode significar:
1 – Salários atrasados
2 – Perda salarial
3 – Falta de estabilidade
Quer dizer então que você não deve ser empregado público?
Você pode sim, você deve buscar ser aquilo que te traz mais satisfação. A mensagem que eu quero passar hoje é que empregados públicos também precisam cuidar de seus futuros e não podem ficar dependentes do governo.
O que você deve fazer então, caso seja funcionário público ou pretenda ser no futuro?
Você precisa ter o controle de sua vida em suas mãos.
Você já possui uma reserva de emergências para quando o governo não te pagar? Ter uma reserva serve justamente para esse ou qualquer outro tipo de imprevistos que possam surgir, como doenças, acidentes, conserto de carro e reforma na casa. Dessa forma você não precisa recorrer a empréstimos bancários e pagar juros altíssimos para seu banco.
Se você não consegue guardar dinheiro, provavelmente o problema é de comportamento.
Clique abaixo para assistir o mini-curso “Como Guardar Dinheiro Através da Mudança de Comportamento” e descubra como você pode ter o controle de sua vida em suas mãos!
Quer saber mais sobre algum assunto específico? Deixe um recado para mim na área de comentários!
Abraços,
Alcides Maciel
Conheça as fontes utilizadas no artigo:
http://www.bancarios-es.org.br/especial-reestruturacao-do-bb-e-uma-das-mais-crueis-dos-ultimos-anos/
http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=9230
http://www.jota.info/justica/tst-altera-entendimento-sobre-demissao-em-empresa-privatizada-26082015