Dia 14 de janeiro, 23 horas e eu estava saindo do casamento da minha irmã gêmea, indo para casa levar meu filho de 2 anos para dormir.
Enquanto eu esperava a minha esposa dentro do carro, pelo menos 3 amigos de infância sairam pela porta do evento com uma criança no colo.
Aparentemente eles estavam fazendo o mesmo que eu.
Por um instante eu parei para pensar no que estava acontecendo e quando vi eu estava em um diálogo interno.
Uma voz disse: o tempo passou.
A outra respondeu: Calma, você ainda é jovem!
A primeira voz retrucou: talvez não tão jovem quanto você pensava.
Foi um momento rápido e muito marcante, porque me levou a pensar em quanto tempo levamos para dar o primeiro passo na direção do que queremos fazer na vida.
Eu mesmo passei mais de 25 anos sem nem pensar que eu podia querer algo de diferente para a minha vida. Depois que descobri que isso era possível foi que eu percebi o tempo que passou.
Hoje quando eu vejo jovens na faculdade fazendo cursos sem saber se é o que gostariam, ou pessoas já formadas que não tem noção do que estão fazendo ou do que querem fazer da vida profissional, eu vejo como eu era parecido e como a maioria das pessoas que eu atendo são parecidas.
E o pior é que de alguma forma essas pessoas se fecham para aquilo que é mais importante em todo esse processo: o autoconhecimento.
É um tal de “agora eu já estou aqui, então vou terminar esse curso”, ou “é assim mesmo”, “trabalho é um mal necessário”, “são apenas 4 anos”…
Até quando vamos ter que bater a cabeça para aprender as coisas, enquanto o tempo vai passando?
Hoje existem várias pessoas que já passaram anos acertando e errando para descobrir algo e que hoje compartilham isso com o mundo, seja através de vídeos gratuitos ou treinamentos fechados na Internet.
Depois de 10 anos nessa situação, gastando tempo e dinheiro, errando e apanhando, eis aqui o meu método simples em três passos:
1- Descobrindo você: o que você gosta de fazer? o que você faz bem? o que você odeia? quais são as suas crenças? quais são os seus valores? Enfim, descobrir você é mergulhar dentro de si mesmo e reconhecer quem é você. Qual é o seu talento?
2- Descobrindo a sua paixão: qual é o trabalho dos seus sonhos? De que forma o seu talento pode ser usado para encontrar a sua paixão e fazer dela a sua missão de vida?
3- Atingindo o Seu Objetivo: se você já sabe quem é você e se você já sabe o que você tem de bom, como dar os próximos passos para alcançar os seus objetivos?
Faça aqui o seu planejamento de carreira. Use ferramentas que te ajudem a alcançar os seus objetivos.
Imagine-se daqui a 30 anos fazendo o que você faz hoje. Como você se sente? E o que você pode fazer a respeito?
* Rafael Recidive é coach e ajuda as pessoas a serem felizes no trabalho através do autoconhecimento. Para me conhecer melhor, clique AQUI.