Veja em vídeo como funciona o CONSÓRCIO e o MITO de que no consórcio não há a cobrança de juros (esse é o argumento de venda mais utilizado).


O consórcio não é exclusividade dos bancos. Existem empresas especializadas na comercialização deste produto

O que é consórcio

É uma espécie de poupança em grupo, em que uma quantidade de pessoas contribuem mensalmente com determinado valor, dependendo do valor do crédito pretendido, e tem acesso a sorteios que dão direito ao consorciado pegar o crédito e adquirir um bem.

Contemplação por lance

Há ainda a possibilidade de você pegar o crédito oferecendo o que chamamos de “lance”, que nada mais é que um percentual do valor do crédito. Por exemplo: você compra um consórcio que te dá direito a um crédito de R$ 30 mil pra comprar um automóvel. Depois de aderir ao consórcio, se você for contemplado por sorteio, poderá usar o crédito e adquirir o bem.

Se você já tem R$ 10 mil você pode oferecer um lance. Se o seu lance for vencedor dentro do seu grupo, você também pode usar o crédito, abatendo no saldo devedor o valor do lance oferecido.

Juros com outro nome

O que você tem que saber é que normalmente os bancos ou empresas de consórcio te vendem cotas de consórcio como se fosse a possibilidade de comprar um bem parcelado e “SEM JUROS”.

Embora não haja a cobrança de qualquer coisa com nome de juros, os consórcios possuem taxa de administração, que são cobradas pelas empresas para administrar os grupos. Na prática, a taxa de administração gera um custo para quem compra o consórcio como se fosse juros.

Reajuste das parcelas

Outro detalhe: o valor das parcelas é reajustado de acordo com o aumento do preço do bem de referência. Por exemplo: você compra uma cota para adquirir um carro X. Se o valor do carro X subir enquanto você ainda tiver o consórcio, as suas parcelas serão reajustadas pelo mesmo percentual.

Há ainda uma contribuição para o que chamam de fundo de reserva. O fundo de reserva é utilizado para cobrir eventual inadimplência de algum consorciado dentro do grupo, ou seja, você que paga em dia acaba contribuindo também para o caso de alguém não pagar. Os bancos dizem que devolvem o fundo de reserva ao fim se não for usado, mas isso não é 100% garantido. Encare o fundo de reserva como custo também.

Seguro prestamista

Outro detalhe que encarece este produto é o seguro prestamista. Você deve verificar se o consórcio que você está contratando tem seguro prestamista, que é um seguro que liquida a cota de consórcio em caso de falecimento do titular.

Tem vantagens?

O principal intuito deste artigo é mostrar aquilo que vendedores de consórcio normalmente não destacam no produto. Isso não significa que não seja uma possibilidade caso você queira realizar algo, como comprar uma casa ou um automóvel. Analise sempre as condições no momento. Se precisar de ajuda, comente este artigo e fale comigo.


Rafael
Rafael

Administrador e Especialista em Negócios Financeiros. Já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a transformarem as suas vidas financeiras. Criador do canal "Gestão Essencial" no youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published.