Quantos livros você leu no último ano? Que tipo de mudança eles trouxeram para a sua vida?
Eu estava conversando esses dias com um conhecido e ele me disse que tinha lido 30 livros no ano passado, principalmente livros relacionados a comportamento, liderança e negócios.
Na hora eu pensei: nossa, o cara deve ter se transformado com tudo isso.
Mas logo percebi que não era bem assim. Ele reclamava das mesmas frustrações de um ano atrás.
Desse bate-papo eu tirei uma lição: livros ou novas informações não mudam a vida de ninguém. O que muda as nossas vidas é a ação.
Não estou falando de crianças e jovens lendo romances e histórias para desenvolver a capacidade de abstração, criatividade e para aprimorar a leitura. Estou falando de adultos lendo livros de desenvolvimento pessoal, espiritualidade ou finanças.
Eu mesmo li pelo menos 12 livros em 2016, e percebi que um foi muito especial. Quando parei para me perguntar porque ele foi especial, percebi que foi o livro que eu mais coloquei em prática o conhecimento.
A pesquisa retratos da leitura no Brasil de 2015 mostrou que 46% dos brasileiros não leem e os que leem tem acesso a apenas 4,96 livros por ano. Desses 4,96 apenas 2,43 são totalmente lidos, e 2,56 são lidos apenas em partes.
Não há números referentes a aplicação do conteúdo. Já imaginou quantas pessoas colocam em prática o que leem?
Enfim, muito se fala do hábito de não ler dos brasileiros. Leitura é muito importante, mas eu prefiro pensar no que eu estou fazendo com o que leio.
* Rafael Recidive é coach e ajuda as pessoas a serem felizes no trabalho através do autoconhecimento. Para me conhecer melhor, clique AQUI.