Há algum tempo eu fiz um vídeo mostrando como funcionam os principais investimentos de renda fixa, como poupança, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), Fundos de Investimentos e outros.
Esse vídeo gerou uma dúvida sobre como podemos calcular a rentabilidade real das opções de investimentos.
Muitos investimentos pagam impostos e podem ter até outras taxas que incidem sobre os rendimentos. Isso faz com que o investidor perca a sua rentabilidade ao optar por determinado tipo de investimento, sem uma boa orientação.
Por isso eu criei o vídeo e o artigo de hoje, em que eu mostro um exemplo clássico de dois tipos de investimentos e como podemos fazer para calcular a rentabilidade de cada um e então poder optar por aquele que trará o melhor retorno.
Caso queira aprender a calcular a rentabilidade de um investimento com o Excel, Clique Aqui!
Vamos a um exemplo:
1
Tipo de investimento: CDB
Prazo de investimento: 1 mês
Rentabilidade informada: 90% do CDI
2
Tipo de investimento: LCA
Prazo de investimento: 1 mês
Rentabilidade informada: 85% do CDI
Os dois tipos de investimentos do exemplo são bem parecidos, do ponto de vista prático, para o cliente. Quando se vai a um banco fazer esses investimentos, normalmente não são prestadas todas as informações a respeito de cada produto de investimento, podendo levar o cliente a concluir que o que dá maior percentual do CDI(como no exemplo) é o melhor, mas sabemos que não é bem assim.
O melhor pode parecer pior, primeiro
No vídeo sobre investimentos eu falo sobre a tributação nos CDBs, que vai de 22,5% a 15% sobre os rendimentos.
Resgatando com 1 mês, incidirá sobre o rendimento do CDB 22,5% de imposto de renda, corroendo parte da rentabilidade.Veja no exemplo:
Supondo que o CDI do último mês fechado tenha ficado em 1,15%
Percentual pago no CDB – 90% = 1,15 * 90/100 = 1,035% ao mês (rentabilidade bruta).
Imposto de renda no CDB 22,5% = 1,035 * (1-22,5/100) = 0,80% ao mês.
Veja que a rentabilidade líquida do CDB foi de 0,80%. Se calcularmos a rentabilidade do LCA, temos: 1,15 * 85/100 = 0,9775% ao mês.
Nesse caso a LCA ganha em rentabilidade.
É importante ter em mente que existem outros fatores a serem analisados, por exemplo, a carência para resgate. A LCA normalmente tem prazo mínimo para resgate, o que não ocorre na maioria dos CDBs.
Em alguns casos o CDB pode se tornar mais atrativo do que a LCA. Por isso é preciso analisar sempre a rentabilidade líquida de cada um, considerando o prazo de investimento, tributação e todas as demais variáveis que influenciam no retorno do investimento.
Calcule no excel a rentabilidade dos investimentos. Baixe as minhas planilhas gratuitas clicando na imagem abaixo:
10 replies to "Como Calcular a Rentabilidade de um Investimento"
Estou gostando bastante das explicaçoes bem claras e objetivas. Estou aprendendo muito e desejo aprender muito mais com vocês que estão disponibilizando conhecimentos para pessoas que assim como eu estão interessadas em investir da melhor forma possível. Obrigada Marly
Oi Marly. Muito obrigado. Esperamos continuar te ajudando. Se tiver alguma sugestão ou algo que queira saber encaminha pra gente, ok?
Prezado poderia me ajudar em uma conta
se eu tenho um investimento lca de 5000 reais com taxa igual a 88 e taxa equivalente de 109,10 como ficaria o calculo?
Ola, minha duvida é a seguinte: Como calculo o rendimento de um CDB ou uma LCI, sem valores? Explico, como sei, ao final de um periodo, quanto um CDB que pague 110% do CDI, irá me pagar? Achava que seria 110% (tx cdb) * 14,14% (cdi), que nesse exemplo daria 15,55%, mas nao tenho certeza. Alem disso, depois de confirmar, queria tirar o imposto de renda, entao, imaginando um investimento de 180 dias, deveria pegar os 15,55% e tirar dele 22,5%? Agradeco a atencao.
Olá, Marcos. Se a taxa do LCA é de 88% do CDI, então você pode calcular normalmente, como se um fosse um CDB. A diferença é que você não irá tirar o valor do Imposto de Renda ao final.
Então, no seu exemplo, considerando um CDI de 14,10% ao ano, você pode calcular 5000 x 0,88 x 0,1410 = R$ 620,40 no período de um ano. Então, ao final de um ano você teria R$ 5.620,40.
Abraços
Olá, Walmir, é isso mesmo. Você pode multiplicar os 15,55% ao ano por 77,5% (100% – 22,5%), e assim você terá o valor sem o Imposto de Renda. No caso seria 0,1555 * 0,775 = 0,1205.
Então, nesse caso, sua taxa sem Imposto de Renda é de 12,05% ao ano.
Abraços
Só uma observação. A maioria dos CDBs ruins não tem carência. A maioria dos CDBs bons tem e podem chegar a 5 anos (a carência pode ser o mesmo prazo do vencimento).
De resto, bom texto. Fácil entendimento.
É isso aí, Sandro. Os CDBs que pagam as maiores taxas normalmente tem carência e são investimentos feitos em corretoras. De qualquer forma eu uso o CDB diário para deixar o dinheiro que uso no dia a dia, assim tenho algum rendimento que não teria se deixasse na conta corrente. Obrigado pelo comentário e pelo feedback.
Olá. Obrigado pela explicação e pela didática.
Gostaria de saber se o entendimento do cálculo “1,035 * (1-22,5/100)” não seria = 0,80%.
Atenciosamente
Olá. É isso mesmo. Obrigado pelo comentário (mudei a informação no texto do artigo).