Há poucos dias eu estava conversando sobre negócios com um amigo, estudante de administração, e quando percebi já fazia pelo menos dez minutos que eu estava elogiando um tradicional restaurante da minha cidade. Cheguei até a dizer: “vai lá e consuma o que quiser, se não ficar satisfeito eu te dou o seu dinheiro de volta.” E olha que o posicionamento (aquilo que marca e identifica o negócio) do local com certeza não é o preço baixo.

Foi aí que eu percebi a que nível eu tinha chegado e até senti a necessidade de informá-lo que não estava ganhando nada para indicar esse restaurante.

De fato eu não ganho nada para indicar o restaurante, nem sequer conheço o dono do estabelecimento.

Isso me fez questionar o que me levou a fazer essa propaganda automática e gratuita para uma empresa, sendo eu apenas mais um cliente desconhecido que frequenta eventualmente o negócio.

Eu queria trazer isso para o meu negócio. Imagino que todo empresário quer ter clientes vendedores. Em marketing podemos dar a isso o nome de prova, ou prova social.

Quando precisamos de um médico, normalmente confiamos e tendemos a ir naquele que algum conhecido nos indica. O mesmo vale para outros tipos de negócio. Se vamos a um restaurante, provavelmente o que tem mais pessoas será naturalmente mais atraente, já que aquelas pessoas tendem a indicar que o ali é um bom lugar.

Foi aí que cheguei à conclusão dos motivos que podem fazer os seus clientes venderem o seu produto pra você (e de graça):

– qualidade do atendimento: já fui dezenas de vezes ao mesmo restaurante. Em todas as vezes fui bem atendido e nunca tive problemas relacionados ao atendimento;

– qualidade dos produtos: os pratos servidos no restaurante sempre me dão água na boca e um gostinho de “quero mais”, quando lembro da última experiência que tive lá. Isso é tão interessante que alguns pratos levam 50 minutos pra sairem, mesmo assim conseguimos esperar satisfeitos porque sabemos o resultado;

– ambiente agradável: o ambiente para é super agradável. Não há problemas nem na temperatura nem ruídos exagerados, que atrapalham uma boa conversa.

Ao final da experiência você paga a conta satisfeito e sai do local com a certeza de que voltará em breve. De quebra ainda vende o produto do lugar naturalmente e sem ganhar comissão pra isso.

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Rafael
Rafael

Administrador e Especialista em Negócios Financeiros. Já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a transformarem as suas vidas financeiras. Criador do canal "Gestão Essencial" no youtube.

    1 Response to "Como Fazer o Seu Cliente Vender o Seu Produto para Você"

    • Sr. WordPress

      Olá, Isto é um comentário.
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