“Se o senhor encontrasse um desconhecido, e ele lhe perguntasse: “O que o Senhor faz na vida?”, qual seria a sua resposta? O Dalai-Lama refletiu em silêncio por um bom tempo e finalmente declarou: – Nada.”
Dando início a uma série de artigos sobre livros fantásticos que eu li, hoje vou falar sobre quatro lições que tirei do livro “A arte da felicidade no trabalho”, de Dalai Lama e Howard Cutler.
O livro traz um resumo de vários encontros entre os dois para falar sobre o tema “felicidade no trabalho”. É bem interessante porque o Howard vai fazendo perguntas para o Dalai Lama sobre o assunto e ele vai fazendo as suas considerações, sem querer dizer a verdade, apenas abrindo inúmeras possibilidades de reflexão.
Foi um grande desafio escolher 4 lições que considerei importantes, já que o livro traz muitas outras reflexões importantes sobre carreira.
Lição #2
bola pra frente, sempre: imagina que você quer muito um emprego ou uma promoção no seu emprego atual e não vem conseguindo. Você escolhe sentir raiva e se rebelar contra tudo e todos ou pode continuar se aprimorando para as próximas oportunidades. Perceba se o que você tem sentido em relação à sua situação atual está te ajudando ou te atrapalhando a conseguir o que você quer. Exemplo: você sente raiva. Isso é construtivo ou destrutivo? Vale a pena?
Lição #3
Se você não pode mudar o ambiente, mude o seu ponto de vista: sempre existirão problemas na vida. Você pode olhar para eles como monstros malvados ou como oportunidades de aprender para não repetir os mesmos erros.
Lição #4
Conheça-te melhor: se você está em um trabalho e não se sente muito bem nele, pode ser simplesmente porque não sabe conscientemente quais as suas habilidades únicas que poderiam ser utilizadas para melhorar a sua vida no trabalho, ou pode ser que você não tem consciência de que o seu trabalho atual não tem nada a ver com você.
E a lição #1?
As lições acima foram muito importantes para mim, mas a principal lição tirada deste livro eu compartilho no vídeo que postei hoje no meu canal. Aproveita e se inscreve lá, ok?
E você, já leu o livro? Coloca aí nos comentários a sua opinião.