Existem 3 tipos de contas bancárias isentas de tarifas e este é o assunto do vídeo e do artigo de hoje.

Junte-se a 8930 pessoas que transformaram as suas vidas financeiras. Baixe a minha planilha de gastos gratuita: Clique AQUI!

Provavelmente se você foi a um banco abrir uma conta-corrente ou conhece alguém que foi, não ouviu do funcionário do banco sobre nenhuma das três opções de conta que os bancos não contam a você, e que são isentas de tarifa mensal com um número definido de serviços incluidos.

Estas modalidades são “Conta com serviços essenciais”, “Conta digital” e “Conta salário”.

Serviços essenciais

A lei de serviços essenciais existem desde dezembro de 2007 e foi atualizada pela resolução 3.919 de 25/11/2010, e estabelece um conjunto de produtos e serviços em que a cobrança de tarifas é proibida.

Para se ter acesso a modalidade basta que o cliente procure o seu banco e solicite adesão. É muito comum ao abrir uma nova conta que o banco dificulte a adesão aos serviços essenciais,  alegando que só é possível aderir depois de algum tempo. Muitos nem apresentam essa alternativa ao cliente. Por isso é essencial conhecer quais são os seus direitos e optar pela melhor alternativa para você.

Veja os serviços considerados essenciais pelo Banco Central do Brasil em que a cobrança de tarifas é vedada:

– Fornecimento de cartão com função débito;
– 4 saques de conta-corrente por mês;
– Fornecimento de 10 folhas de cheques por mês;
– Fornecimento de 2 extratos dos últimos 30 dias por mês;
– 2 transferências entre contas da mesma instituição por mês;
– Consultas ilimitadas pela internet.

Em contas de poupança os limites são diferentes de contas-correntes:

– Fornecimento de cartão inicial com função movimentação;
– 2 saques por mês;
– 2 transferências entre contas de mesma titularidade por mês;
– 2 extratos com a movimentação dos últimos 30 dias;
– Consultas via internet.

Ao ultrapassar os limites gratuitos de movimentação o cliente paga tarifa por cada evento de acordo com a tabela de tarifas de cada banco.

Conta digital

O que chamamos de “Conta digital” é uma modalidade de pacote de serviços que existe desde 2011 e também é isento de tarifa mensal e todas as transações feitas por meios eletrônicos (caixas eletronicos, Internet e Celular) são isentas de tarifa e sem limite na quantidade de transações. É muito interessante pois até envio de transferências para outros bancos (DOCs / TEDs) são isentos de tarifa, desde que feitos por meios eletrônicos.

Caso o cliente utilize canais convencionais (guichê de caixa, por exemplo), o banco poderá cobrar tarifa por evento. A conta digital só pode ser movimentada por cartão magnético (sem uso de cheques).

Atualização importante: esse tipo de conta foi extinta pela maioria dos bancos, sendo substituída por contas simplificadas, como a conta fácil do Banco do Brasil. Com a criação de diversos bancos digitais, hoje é possível encontrar alternativas muito melhores e de graça, como é o caso do banco Inter e do Nubank (em breve farei vídeos sobre essas contas. Inscreva-se para saber em primeira mão e receba agora minhas planilhas).

Conta salário

A conta salário é uma conta aberta por solicitação do empregador pra quem é assalariado. A empresa pagadora deve ter convênio de pagamento de salário com o banco. A conta salário só aceita depósito de salário via convênio e a movimentação é exclusiva por meio de cartão magnético.

É muito comum as pessoas se dirigirem ao banco com solicitação formal para abertura de conta salário e por falta de conhecimento / informação sairem de lá com uma conta-corrente aberta, muitas vezes tarifada, sem necessidade ou sem querer.

Essa conta permite ainda que o cliente transfira seu salário para qualquer banco sem a cobrança de tarifa. Exemplo: você recebe seu salário no banco X, que é o banco que tem convênio com a sua empresa, mas já tem conta-corrente no banco Y que é onde está acostumado a ter seu movimento. Basta protocolar junto ao banco X uma solicitação de transferência automática de salário para o banco Y que todo mês seu salário será transferido automaticamente e sem custo para o banco de sua preferência. Os serviços abaixo também são isentos de tarifa:

  • fornecimento de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição financeira;
  • realização de até cinco saques, por evento de crédito;
  • acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê de caixa;
  • fornecimento, por meio dos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias;
  • manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação.

Rafael
Rafael

Administrador e Especialista em Negócios Financeiros. Já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a transformarem as suas vidas financeiras. Criador do canal "Gestão Essencial" no youtube.

    36 replies to "3 Tipos de Contas Bancárias Isentas de Tarifas – Contas Gratuitas"

    • João Vítor Milgres

      Olá ! A conta / pacote essencial dá direito a débito automático e/ou debito da prestação de financiamento de imóvel na Caixa Econômica ?

    • rrecidive

      João, o banco não pode condicionar o débito do financiamento ao pagamento de tarifas de conta-corrente. A conta corrente é independente e você pode sim solicitar adesão aos serviços essenciais. É bom ver no seu contrato se existe alguma condição para redução da sua taxa de juros. Embora o banco não possa condicionar o financiamento à contratação de outros produtos ou ao pagamento de tarifas de conta-corrente, normalmente eles colocam cláusulas no contrato que reduzem as taxas de juros dependendo do que o cliente tem no banco (crédito de salário, por exemplo). Obrigado pelo comentário. Se tiver mais alguma dúvida fique a vontade para perguntar. Se tiver algum assunto que queira ver também nos envie que produziremos um vídeo para você.

    • Monica

      Ola ! Dizem que na conta-corrente quando a pessoa npassa um mês sem depositar o valor x o banco fica com o dinheiro. isso é verdade? Bjs

    • Rafael

      Oi Monica. Essa informação é falsa. O banco não pode ficar com o dinheiro do cliente e na prática isso não acontece. Muitas pessoas entram em problemas financeiros e isso gera uma série de cobranças na conta (juros, tarifas, etc), decorrentes dos problemas criados. Em situação de normalidade não há o que pagar para o banco. Eu mesmo tenho conta no banco e não pago 1 centavo. Obrigado pelo comentário.

    • Paulo

      Boa tarde, tudo bem? Desculpe minha pergunta, mas que tipo de conta possui que não tem cobrança de tarifas. Preciso de uma dessa também, pois possuo em dois bancos.

    • Rafael

      oi Paulo, tudo bem?
      as contas que eu explico no vídeo. Eu uso hoje uma conta-corrente com pacote digital e não pago nada pra fazer tudo em canais eletrônicos (caixas eletrônicos, celular e internet)

    • Jossimar Farias

      A conta de serviços essenciais dá direito a débito automático ou só na conta-corrente convencional com taxa?

    • Rafael

      Olá, Jossimar, tudo bem?
      A conta com serviços essenciais é uma conta-corrente normal, pode ter débito automático, cartões e qualquer outra coisa que a conta-corrente tem. Só tem a limitação de serviços gratuitos.

    • Rafael

      Bom dia, tudo bem?
      Na conta corrente essencial tem como fazer conta conjunta ou é somente individual?

    • Alcides Maciel

      Olá, Rafael, a conta corrente pode ser conjunta também. Obrigado pelo comentário, abraços!

    • Rosy Leal

      Bom dia!
      Gostaria de uma informação, é certo o banco cobrar uma tarifa de R$ 15,00 mensal da minha conta corrente onde recebo apensas meu salário?

    • Rafael

      Olá Rosy. Tudo bem? Você deve ter uma conta-corrente com pacote de serviços. Se você contratou isso é sim normal e o banco pode cobrar, MAS você pode ir ao banco e pedir pra cancelar o pacote e usar um desses tipos de conta (serviços essenciais, conta salario ou conta digital). O que cada conta tem eu explico no vídeo. Espero ter ajudado. Bom fim de semana ;-D

    • Maria das gracas

      Boa noite, ha mais de ano optei pelos serviços essenciais,porem toda vez que retiro meus extratos vem constando o valor escrito da tarifa mensal.gostaria de saber se isso e correto ou deveria vir escrito isento de tarifas?

    • Marcos

      Bom dia, Rafael tudo bem? Desculpa a minha falta de informação, mais estou aqui me informando, vejo que você está tirando muitas dúvidas e eu tenho uma, nestes 3 tipos de conta tem como usar o cartão de débito quantas fezes precisar, ex: compra no mercado, açougue e farmácia, compra pela internet ou tem uma quantidade específica ou não posso usar.
      Grato desde já.

    • Rafael

      Olá, Maria. Se tiver serviços essenciais, não pode haver cobrança de tarifa mensal. Você só paga se usar o banco acima dos limites que eu explico no vídeo. Obrigado pelo comentário

    • Rafael

      Olá, Marcos. Tem sim. Nas contas digital e com serviços essenciais, o uso do cartão de débito é ilimitado e sem tarifa. Obrigado pelo comentário

    • Aisaque Marques

      Bom Dia, Gostaria de Saber Se Quando a Conta-Corrente é Aberta a Pedido da Empresa, se o Banco Pode Descontar Mensalmente a Tarifa Bancária?

    • Rafael

      Oi Aisaque. Depende do que você contratou/assinou no banco. Você pode querer apenas conta salário e ficar isento de tarifas mensais, ou pode optar pelos outros dois tipos de contas isentas que eu falo no vídeo.

    • Bernadete

      Olá Rafael. Primeiramente parabéns pela explanação, é muito importante hj em dia cortarmos qq tipo de tarifa extra. Como trabalho em outra cidade da qual resido, gostaria de saber se essa solicitação pode ser feita no caixa eletrônico ou se é necessário solicitar diretamente ao gerente da conta.
      Desde já, obrigada!

    • Márcio

      Boa tarde! Gostaria de saber se a Conta Digital e a de Serviços Essenciais, enquadra-se somente para pessoa física, ou também para Jurídica?
      Obrigado.

    • Reinaldo

      Olá Rafael boa noite, eu ando pesquisando em como poupar dinheiro e pretendo em breve colocar uma quantia X todo mês em uma poupança só que vi que os juros são tão baixos e acho que não compensa muito apesar de que eu vou colocar um certo valor todo mês. A minha pergunta é se existe outro tipo de conta poupança que o meu dinheiro renda mais durante os meses, mesmo que eu perca algo, não sei. Pode me ajudar? Abraços !

    • Amanda Jacomelli

      Olá, Rafael, boa tarde! Eu fiz meu financiamento imobiliário pelo Itaú. Meu contrato vincula taxa especial de juros ao “débito em conta corrente”. Me jogaram no segmento Uniclass. Pedi o Pacote Essencial e minha gerente me disse que não existe pacote essencial no segmento Uniclass. Eles podem fazer isso? Essa vinculação ao débito em conta presume pagamento de tarifa!?

      Muito obrigada!

    • Rafael

      Olá, Amanda. Não pode haver o casamento do pacote de serviços a outro produto. Pode solicitar sim os serviços essenciais. Se for o caso fale na ouvidoria do banco e se não resolver ligue no banco central.

    • Rafael

      Olá, Reinaldo. Existem vários investimentos de renda fixa que você pode por o dinheiro e usá-lo em um prazo curto. mas eu não posso te dar uma resposta pronta sem saber o seu objetivo e a sua disposição para correr riscos. Entre lá no meu canal (gestão essencial) e nas playlists tem vídeos sobre os vários investimentos de renda fixa. Se precisar de mais apoio, por favor pode me enviar um email contato@gestaoessencial.com.br. Obrigado!

    • Rafael

      Olá, Márcio. Infelizmente é só para pessoa física. Obrigado!

    • Rafael

      Olá, Bernadete. Normalmente no caixa eletrônico você consegue alterar o pacote, inclusive deixando serviços essenciais. Agora pra fazer conta digital os bancos tem tirado essa opção da Internet e dos caixas eletrônicos para dificultar o acesso a esse tipo de conta. Qual o seu banco? Procure a opção de pacote de serviços no Caixa Eletrônico. Obrigado

    • Vanessa

      Olá! Boa noite!
      Tenho uma conta no Itaú proveniente de uma conta salário antiga, mas com minha saída da empresa se tornou uma conta varejo. Possuo dois cartões de crédito, um múltiplo e um comum, não pago anuidade em nenhum deles, Depois de 3 anos após a saída da empresa o banco resolver me cobrar a tarifa Maxiconta, até agora não entendo pq tanto tempo depois de eu sair da empresa. Essa minha conta varejo há pouco tempo foi alterada pra Uniclass por convite da gerente, mas nunca tive interesse em pagar as tarifas, até tentei cancelar, mas infelizmente não consegui. Semana que vem pretendo ir ao banco mais uma vez, gostaria de saber se eu solicitar downgrade para uma conta de serviços essenciais, eles tem direito em cobrar anuidade pelos cartões. Obrigada!

    • Alcides Maciel

      Olá, Vanessa, você irá pagar a anuidade do cartão mesmo se sua conta estiver como Serviços Essenciais, porque são dois serviços separados. Existem alguns cartões, como o Nubank, que não cobram tarifas. Obrigado por comentar!

    • Halison Ruiz

      Você saberia me dizer se existe limite de movimentação para conta digital? Esses dias fui ao banco no caso o meu é CEF para transformar minha conta corrente comum em digital e assim insentar tarifa e não me permitiram.

    • jose manuel

      Boa tarde. Obrigado desde já pela sua atenção. Tenho a já um ano a conta de serviços essenciais. Mas agora o banco mudou ela sem avisar e me cobrou a mensalidade de uma conta corrente común.
      Fui ao banco e se negaram a voltar à de serviços essenciais alegando que passou um ano,etc,etc. essa conta tem limite de tempo? Caso não tenha,posso até processar o banco por terem mudado e me cobrado sem avisar,correto?
      Obrigado.

    • Alcides Maciel

      Olá, Halison Não existe limite de movimentação para conta digital, mas o banco pode se recusar a abrir para você. O Banco do Brasil cancelou esse serviço, por exemplo. Mas ainda existe a possibilidade de conta com “serviços essenciais”, que é uma conta sem tarifas. O banco não pode te impedir de migrar para essa conta. Abraços

    • Alcides Maciel

      Olá, José Manuel. O banco não pode te negar uma conta com serviços essenciais. Sugiro fazer uma reclamação junto à Ouvidoria do banco ou até mesmo ao Banco Central, se for necessário. Abraços

    • Rubian

      Olá, primeiramente, parabéns pelo site!
      Fui recentemente a uma agência do BB para abrir uma conta corrente com serviços essenciais para fazer investimentos, LCI/LCA/CDB, porém, o atendente me informou que essa modalidade de conta não permitiria o acesso para ser investidor e acabei por não abrir a conta. Essa informação procede?

    • Rafael

      Olá, Rubian. Não procede. Você pode SIM ter uma conta sem tarifa e fazer investimentos. Uma coisa não tem a ver com a outra. Aliás, o funcionário deveria era querer abrir a sua conta, já que tem meta de captação de recursos. Obrigado pelo comentário.

    • Patricia

      Há muitos anos abri a conta salário pela empresa que trabalhava. Hoje não trabalho mais e não recebo salário. Continuo movimentando a conta com outros recebimentos (ex: aluguel) O banco pode cobrar tarifas?

    • Rafael

      Olá, Patrícia. Se a conta for realmente do tipo “salário”, ela provavelmente será encerrada se estiver zerada e você não usar. Não há cobrança de tarifa. Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published.